terça-feira, 26 de outubro de 2010

PALAVRA CÉLULA DE MULTIPLICAÇÃO


ARENA JOVEM

TEMA: "RESGATANDO A CRIANÇA INTERIOR"


As marcas da nossa infância afetam a nossa atitude de adultos. Quando somos traumatizados, feridos, magoados, ou não somos supridos, durante a nossa infância, e Deus não nos cura, nos tornamos adultos doentes emocionalmente, aprisionados ao passado, necessitando da cura divina, da restauração da alma.

“Quando eu era menino, sentia como menino, pensava como menino, quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino .” (I Coríntios 13: 11)

As necessidades básicas de uma criança:

1.    AFETO - Contato físico, carinhos, declaração verbal de carinhos.
Toda criança necessita de afeto. Quando isso não acontece na infância, a tendência é que quando adulto seja extremamente carente, buscando ser suprido constantemente de maneira distorcida.
Deus quer te ver crescer e amadurecer! Ele é o Pai Celestial, é o único que pode suprir todas as suas necessidades. Até quando você ficará dando trabalho para seu líder, sem crescer e progredir, querendo ser ovelha, só se alimentando, olhando para o seu umbigo! Chegou a hora de crescer e buscar suprir suas faltas em Deus e amadurecer. Deixe Deus restaurar sua alma, te sarar e curar.

2.    VALORIZAÇÃO – Elogios, reconhecimento, aceitação, afirmação
Todas as pessoas nascem e tem a necessidade de serem valorizadas, é quando a auto-estima é construída, o valor próprio, a auto-imagem é formada. Elas precisam da valorização de sua família, dos pais. Quando não somos valorizados na nossa infância, crescemos buscando esta valorização sempre, de maneira distorcida. São pessoas que vivem buscando serem valorizadas, reconhecidas por homens, pagando qualquer preço para serem engrandecidas. “ Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo o Senhor, é que estais servindo.” Colossenses 3:23-24
 “ Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá” Salmos 27:10
Deus Pai irá te suprir de toda falta que você teve na sua infância, na sua formação!!!
“E o meu Deus, segundo a sua Riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades.”(Filipenses 4:19)

3.      LIMITES – Saber ouvir a hora do sim, a hora do não.
Limites, correção e disciplina só são dadas por aqueles que amam. São sinais de amor, de cuidado e ensinamentos. Crianças que foram criadas sem limites, certamente crescerão sem eles. Se envolvem com drogas, prostituição, engravidam na adolescência, não respeitam autoridade, pois não teve em casa um referencial.
 “Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores;porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por instituídas”(Rm 13:1)

4.       DISCIPLINA – Todo erro tem conseqüência.
A disciplina e correção nos ensinam que os nossos erros sempre terão conseqüências. Deus perdoa sempre nossos pecados, pois as misericórdias do Senhor, são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã. Mas mesmo Deus nos perdoando, as conseqüências do pecado em nossas vidas brotarão. Se quando criança não foi disciplinado, será muito difícil quando adulto entender que conseqüências das nossas atitudes erradas virão a tona e precisamos estar maduros para entendermos. Toda quebra de princípio traz conseqüências!
´´Eu repreendo e disciplino a quantos amo´´(Ap. 3:19)

5.      Modelo – Exemplo, espelho, padrão de conduta, de masculinidade e feminilidade.
Todos nós fomos projetados a termos uma família estruturada, com um pai, uma mãe e se possível irmãos. Quando nascemos em uma família que não tem essa estrutura e não temos essa base, muitos ficam sem um modelo a ser seguido, ficam sem identidade, sem exemplo de homem, um Modelo a seguir. A busca pela identidade. .
MAS MESMO QUE VOÇÊ NÃO TENHA SIDO SUPRIDO EM NENHUMA DESTAS ÁREAS, DEUS HOJE ESTÁ MUDANDO SUA HISTÓRIA!
Passos para a CURA...

Passo 1 – Reconhecer que tenho carências e precisam ser supridas em Deus que se assim não fizer a vida irá me cobrar e vou viver preso no passado e com uma vida sem evolução, paralisado, com mente de CRIANÇA, sem amadurecer e desfrutar de uma vida madura e saudável. VOCÊ PODE!

Passo 2 – Fechar ciclos, resolver pendências:

2.1 – Perdoar as pessoas que traumatizaram
Pela ausência, pelo excesso, pelo abandono, pelo desprezo, pela falta de limites, de modelo a ser seguido. Entender que nossos pais talvez não nos supriram como precisávamos, pois eles não tiveram a oportunidade que você estar tendo de mudar a história da sua família, de dar ao seu filho aquilo que você queria. Talvez nunca te supriram, pois também não foram supridos, eles não sabiam te dar o que você precisava. Por isso você está aqui, pra fazer diferente.

2.2 – Perdoar a Deus
Pode ser que você tenha culpado a Deus em ter a família que você teve, sem pai ou sem mãe, ou eles morreram quando você mais precisou deles. Ou foram ausentes, e você culpa a Deus. Isso te deixou achar que tinha direito de ser rebelde contra Deus e a tudo, até mesmo contra VOCÊ. Mas o mais prejudicado nisso tudo é você”. Não ganhou nada com tanta rebeldia e revolta. Chegou a hora de tirar essa carga e suprir e entender que em Deus temos tudo que precisamos para sermos supridos. Deus é o seu PAI!!! E ele te deu uma nova família: Olhe para o lado e veja quantos irmãos Deus te deu. Ele cuida de você nos mínimos detalhes. Não é maravilhoso saber que temos uma família!

2.3 – Perdoar a você mesmo
Tanta cabeçada que você deu no mundo, por ter todos esses sentimentos citados e assim, ter tomado atitudes de imaturidade e isso te fez perder tempo. Você poderia estar tão avançado. Poderia já estar casado, poderia ter terminado seus estudos, ter feito faculdade, ter crescido na igreja e ser um excelente líder, ter sido um bom pai e não ter abandonado seu filho porque seu pai fez o mesmo com você! Chegou a hora de se perdoar e mudar. Crescer e amadurecer. Chegou a hora de ser o discípulo que você pode ser, o pai que nunca foi, a mãe que nunca, o melhor marido, a melhor esposa, o melhor líder, o melhor estudante, o melhor profissional, a melhor pessoa! Quem é você!

Conclusão

“Deixando as coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo...” Filipenses 3:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário